Miopia Magna ou Miopia Patológica é uma doença potencialmente incapacitante e uma das principais causas de cegueira em doentes com menos de 50 anos de idade. Na Europa, a prevalência de cegueira atribuível à miopia patológica varia entre 2,6% na Dinamarca e 8,8% no País de Gales.
Além disso, a miopia é um importante fator de risco para o aparecimento do descolamento de retina, sendo que mais de 40% dos descolamentos de retina ocorrem em olhos míopes.
As alterações que ocorrem no olho míope, por alongamento axial ântero-posterior, conduzem à formação de diversas roturas estruturais nas camadas anatómicas do olho. Além disso, o crescimento excessivo do olho míope provoca adelgaçamento da retina periférica e o aparecimento precoce do descolamento posterior do vítreo, fatores que levam a uma maior ocorrência de descolamento de retina nestes doentes.
Os problemas mais frequentes dos doentes com miopia magna são:
Doentes com miopia alta podem ter visão turva ou ver linhas distorcidas (metamorfopsias). Mas nem todas as lesões da retina apresentam sintomas.
Não há tratamento específico para a miopia magna, portanto, o tratamento baseia-se num diagnóstico precoce das complicações. É por isso fundamental que esses doentes realizem avaliações periódicas por Oftalmologistas especialistas em Retina.