Beneficia de toda a experiência e qualidade desenvolvida pelo Instituto de Retina de Lisboa (IRL), com quem tem uma parceria para a realização de exames complementares e tratamentos.
Disponibiliza, deste modo, todos os meios de diagnóstico e tratamento mais avançados para os seus utentes, incluindo as mais recentes inovações terapêuticas na área da Retina, nomeadamente, no Descolamento de Retina, nas patologias da Interface Vítreo-retinianas, na Retinopatia Diabética e na Degenerescência Macular Relacionada com a Idade.
Os fármacos e dispositivos intravítreos de libertação prolongada estão disponíveisl para os utentes do IPR, se necessário no próprio dia. Esta possibilidade de fazer diagnóstico e tratamento, tanto quanto possível, no mesmo dia, surge de um esforço conjunto contínuo destas duas instituições.
O Instituto Português de Retina possui um Corpo Clínico altamente diferenciado a nível técnico-científico, com ligação à área académica.
Tem como cultura institucional a discussão de casos complexos entre os especialistas das diferentes áreas e o constante investimento na investigação científica, de forma a posicionar-se gradualmente para a prática de uma Oftalmologia de excelência, em Portugal.
O Instituto Português de Retina tem como missão melhorar a saúde da visão e disponibilizar cuidados altamente diferenciados, assistenciais e preventivos, na área da oftalmologia, com particular diferenciação na área da Retina e do Glaucoma, promovendo a evolução científica e da qualidade, sem perder o foco na humanização e na preocupação social. Tendo como base a medicina baseada na evidência, competência técnica e humana dos profissionais, a inovação, tecnologia e investigação clínica, pretende-se ser a referência nacional no diagnóstico e tratamento avançado das patologias da área da retina e glaucoma.